Coordenador : Maria da Anunciação Silva
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES NOVAS
Protocolo: 377287.2201.22736.24022023
Departamento/Setor: REN
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Envolvidos diretamente com o projeto 10 pessoas, docentes e discentes; indiretamente, público alvo composto por familiares, crianças e trabalhadores de enfermagem.
Local de atuação: A atividade será realizada nas dependências da UFF, no laboratório de Ensino e na Unidade Básica de Saúde em que acontecerá as atividades práticas da disciplina Enfermagem no Cuidado à Saúde da Criança III, em consonância com agendamento pactuado com profissionais da Unidade.
Objetivo
Objetivo geral: Realizar atividades educativas em saúde junto às gestantes, puérperas, mães, crianças e seus familiares, esclarecendo sobre a importância das atividades realizadas pela Puericultura, envolvendo a participação dos familiares na vigilância em saúde infantil. Objetivos específicos: 1) Realizar oficinas de discussão com os participantes do projeto sobre a prática da puericultura pelo enfermeiro, abordando os conhecimentos envolvidos nesta atividade; 2) Propor estratégias educativas para abordar o público alvo do projeto sobre os aspectos relacionados com acompanhamento da puericultura; 3) Realizar abordagens de aconselhamento do público alvo sobre a puericultura, utilizando a caderneta da criança como fonte primordial para a informação, envolvendo os participantes na promoção do cuidado infantil; 4) Orientar gestantes, puérperas e familiares quanto aos cuidados das crianças considerando as suas necessidades específicas de acordo com seu crescimento e desenvolvimento, destacando os aspectos relacionados com a estimulação e a prevenção de acidentes; 5) Refletir com os acadêmicos participantes do projeto as experiências vivenciadas nos encontros educativos realizados, tanto aqueles entre o usuário e acadêmico, quanto os realizados em sala de espera, rodas de conversa, etc.
Resumo
Projeto favorecerá aos discentes aprimorar competências necessárias para atuar em puericultura, importante ferramenta para a vigilância da saúde infantil. Além disso, atualizará os conhecimentos dos participantes externos sobre a promoção da saúde e prevenção dos agravos mais prevalentes nas crianças. A puericultura se dá com o acompanhamento periódico do crescimento e desenvolvimento das crianças, pela consulta individual e nas atividades educativas. Na consulta de enfermagem identificam-se as necessidades da criança e sua família, fazendo intervenções conforme protocolos, favorecendo o cuidado oportuno e adequado. Nas equipes de saúde da família, vários profissionais participam da puericultura, cabendo ao enfermeiro realizar a educação permanente dos trabalhadores que estão sob a sua supervisão. É importante a existência de protocolos explicitando as atividades de cada profissional. O presente projeto tem como objetivo contribuir com a formação de futuros enfermeiros oportunizando-os mais um espaço para: realizar discussões sobre os conhecimentos necessários para a prática da puericultura; produzir tecnologias para a consulta de puericultura e atividades de grupos educativos com a comunidade e com trabalhadores de saúde; realizar atividades de educação em saúde com grupos de familiares; realizar atividades de educação permanente com grupos de trabalhadores. Espera-se que a implementação deste projeto fortaleça os diálogos entre ensino e os serviços, discentes-docentes, grupos de familiares e de trabalhadores, propiciando a produção de conhecimentos importantes para o desenvolvimento da enfermagem. A infância é uma etapa importante para o desenvolvimento humano e problemas de saúde nessa etapa da vida podem resultar em danos para a vida adulta.